AULA 1ºB

Correção das Atividades da 1º Semana
Assistam o vídeo e corrijam as atividades, por favor.



Vídeo Aula: Elementos da Comunicação



2º Semana
Vídeo Aula: Funções da Linguagem

Correção: Atividades da 2º Semana

3º Semana
Aula Complementar 1: Fazer um diálogo com o tema "Covid-19" entre duas ou mais pessoas.
  • Colocar nomes nos personagens.
  • O diálogo tem que ter começo,meio e fim.
  • Fazer no caderno.
  • Depois de feito postar a foto no grupo do wattsap Língua portuguesa.
Responda:
a)Qual é a função da linguagem?
b) No diálogo quem é o emissor, receptor?
c)Qual é o código?
d) Qual é o canal?
4º Semana
Bom dia querido alunos! Abaixo está a correção da 3º semana aula complementar.
Correção: Aula Complementar 1
Diálogo: É uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer a troca de ideia para si chegar a um bom entendimento.
Exemplo de diálogo tema "Covid-19"
Conversa no telefone
Cintia: Bom dia,  tudo bem?Gostaria de ter convidar para um churrasco em minha casa.
Mara: Bom dia, tudo bem e você? Churrasco?
Cintia: Sim é meu aniversário e vou fazer um churrasco para comemorar.
Mara:Muito obrigada pelo convite mas por causa da pandemia devemos evitar aglomerações.
Cintia: Ah que isso! Esse vírus não chega aqui é só em cidade grande.
Mara:Vou seguir a recomendações do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.
Cintia: E qual é a recomendação o que eles falaram?
Mara: Para evitarmos o contato com várias pessoas em espaço fechado, lavar bem as mãos com água e sabão, usar alcool em gel no contato co dinheiro e si for possível é para ficar em casa. Si precisar sair usar máscara e e manter o distanciamento.
Cintia: Então é sério mesmo.
Mara: Sim esse vírus é contagioso e cada deve fazer sua parte e proteger a si e ao próximo.
Cintia: Você tem razão melhor deixar o churrasco para quando passar a pandemia.
Mara: Sim, logo vai passar e poderemos nos ver novamente e abraçar e ficarmos preto um do outro sem preocupação.
Cintia: Verdade, beijos !Tchau.
Mara: Beijos, tchau.
Respostas
a)Função fática também chamada de função de contato enfatiza o canal ou o veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em um curso, ou seja quando o emissor busca estratégias para manter a interação com o receptor. Esta função esta presente nas conversas em diferentes contextos e nos cumprimentos.
b)Emissor: Cintia   Receptor: Mara
c) Código:Língua Portuguesa
d)Canal: Telefone
Hoje estudaremos a divisão na gramática da Língua Portuguesa e uma parte dela que é a semântica.
Copiar no caderno as anotações abaixo.
Alguns exemplos:
Fonologia: Estuda os sons das palavras. Ex: Casa- k/a/z/a
Morfologia: Estuda a estrutura, formação e classificação das palavras.
Substantivo- adjetivo- verbo- pronome- numeral
artigo- advérbio- conjunção- interjeição- preposição
Ex: Maria andou de bicicleta

Sintaxe: Estuda as funções e relações que as palavras estabelecem na oração. ( Sujeito, predicado, complemento, regências....) Ex: Maria andou de bicicleta.
Semântica: Estuda o significado das palavras.( Sinônimo, antônimo, polissemia, paráfrase...)
Ex: Maria foi para festa a noite e voltou no outro dia.
Estilística: Estuda o estilo a beleza das palavras.( Conotação, denotação, metáfora, metonímia,....)
Maria mora em uma casa de pedra.( Sentido denotativo literal, pois existe casa de pedra)

Maria tem coração de pedra ( Sentido conotativo figurado não existe coração de pedra, quer dizer que Maria não si sensibiliza com os outros)

Sinônimos

Os sinônimos são palavras com sentidos próximos, mas não equivalentes. Estas possuem relação de significado umas com as outras, representando praticamente a mesma ideia.

Ex: Casa: Moradia, lar, residência

Antônimos

Os antônimos possuem definição contrária aos sinônimos: são palavras de significados opostos, contrários. Os antônimos podem originar-se de um prefixo de sentido oposto ou negativo

Ex: Bonito e feio

Noite e dia

Claro e escuro

Polissemia

Se sinônimos possuem o mesmo significado com palavras diferentes e antônimos são palavras diferentes com significados opostos, na polissemia as palavras iguais possuem um mesmo significado.

Ou seja, uma única palavra possui múltiplos significados dependendo do contexto em que elas aparecem.

 

  Banco (instituição financeira comercial, ou assento),

  Manga (fruta ou parte da roupa),

  Posto (local de abastecimento para automóveis ou posição de um indivíduo)



Paráfrase

A paráfrase consiste na reescrita de um texto, mas mantendo sua essência em termos temáticos, é uma espécie de tradução dentro da própria língua. É um processo de recriação que não utiliza recursos como a ironia ou humor e não desvincula a ideia central previamente apresentada. Portanto, as palavras-chave da paráfrase são reformulação e continuidade, sendo uma forma específica da intertextualidade, isto é, da reutilização e manutenção de um discurso previamente elaborado, um diálogo entre dois textos.

Paráfrase reprodutiva: possui um laço estreito com a reprodução integral de ideias, isto é, trata-se de quase copiar as informações de um texto.

Paráfrase criativa: não consiste apenas em um resumo das ideias, mas a construção de novos significados que remetem ao campo temático do texto principal. Exemplo:

Texto original
“Quando uma mulher cruzava a rua, foi atropelada por um carro. O motorista fugiu e não prestou socorro, porém algumas pessoas conseguiram anotar a placa. A vítima foi levada ao hospital mais próximo e os médicos disseram que sua condição é estável.”

Paráfrase
“Ao cruzar a rua, um carro atropelou uma mulher. A placa foi anotada por testemunhas no local, o motorista ignorou o acidente que causou e fugiu. Um hospital nas proximidades recebeu a vítima e os médicos falaram que seu quadro é estável.”

Aula Complementar 2

Bom dia queridos alunos!

Copie no caderno e responda.

Para fixar o aprendizado sobre sinônimos e antônimos, vejamos alguns exercícios práticos.

1 – Aponte em qual das alternativas abaixo as palavras destacadas são antônimas:

  1. Mauro era um rapaz belo e Leonardo muito lindo.
  2. Rafaela esbanjava alegria na festa. Ao vê-la, Henrique sorria de tanta felicidade.
  3. João era um homem certo em todos os negócios. Já Eduardo, fazia tudo sempre errado.
  4. O carinho do amigo fazia com que Tereza aos poucos retomasse o afeto que sentia por ele.

2 – Aponte na tabela abaixo os sinônimos das palavras que seguem:

Palavra

Sinônimo

Longe


Feio


Calmo


Enfermo


Saboroso


Enxergar


Contemplação

Adversidade







Bom dia queridos alunos!

Correção: Aula Complementar 2

Resposta 1

Resposta correta: alternativa 3

Resposta: 2

  • Longe – Distante;
  • Feio – Horrível
  • Calmo – Tranquilo
  • Enfermo – Doente
  • Saboroso – Delicioso
  • Enxergar – Ver
  • Contemplação – Admiração
  • Adversidade – Problema.
  • Correção: 3º Semana da apostila
  •  

    1
  • Aula Complementar 3
  • Queridos alunos copiem as atividades 1 e 2 no caderno e responda as questões de marcar X. Amanhã dia 18/06/2020 irei passar a correção e vocês irão postar no grupo para mim em nossa aula. Ás 07:00 da manhã


  • Próximo e distante, na última estrofe do poema são:

  • A.

Sinônimos

  • B.

Antônimos

  • C.

Parônimos

  • D.

Homônimos


 2-Leia o texto abaixo e responda às questões.




No trecho “Outras vezes encontro nuvens ESPESSAS”, a palavra destacada tem o seu antônimo em:

  • A.

escuras.

  • B.

encorpadas

  • C.

carregadas.

  • D.

volumosas.

  • E.

Escassas

Correção: Aula Complementar 3

Queridos alunos corrijam as atividades e postem no grupo do watsap( aula complementar 3)

Texto "Soneto de separação"

Resposta correta: letra B( antônimos)

Texto de Cecília Meireles

Resposta correta: letra E (escassas)

Aula Complementar 4

Pesquisar e copiar no caderno a música de Gabriel o Pensador "A cura tá no coração"


Interpretação de texto

Queridos alunos copiem as perguntas e respondam no caderno de acordo com a música de Gabriel o pensador “ A cura tá no coração”

1)    Na sua opinião no trecho da música “... O mendigo ali dormindo tá com um sorriso na cara. Será que ele tá sonhando rindo da cara dos que passam fechando a cara? Que felicidade rara? Por que o cantor refere ao mendigo como felicidade rara?

2)    No trecho “Tem gente que se mascara com um sorriso de mentira, e só quando tira a máscara a gente vê que é traíra.” Explique os dois sentidos da palavra destacada no texto.

3)    No trecho ”Pra ver se os que não vão ficar nessa aprendem um pouco mais; Pra ver se a gente agora escuta a voz que berra” A que voz o cantor está se referindo? Você acha que depois que a pandemia passar as pessoas vão mudar e relacionar – se melhor uns com os outros e com a natureza?

01/07 a 03/07

Correção da aula complementar 4

Resposta

1)      Porque mesmo na simplicidade, na falta de recursos o mendigo sorri dormindo na rua exposto ao frio, chuva, calor.

2)      Mascara: Conjugação do verbo mascarar= disfarçar, fantasiar

Máscara: Peça com que se cobre parcial ou totalmente o rosto. O cantor quis dizer nesse trecho que muitas pessoas disfarçam e deixam- se passas por alguém que não são, e quando aparece a verdade a “máscara cai” é que vimos que não é nada daquilo que foi passado.

3)      A voz dos menos favorecidos, a voz da natureza que aos poucos está sendo destruída, do ar, do planeta em geral. Algumas pessoas irão mudar em relação a tudo depois que a pandemia passar outras não.

Atividades da apostila volume2

Semana 1

Orientações:

Vocês irão fazer corrigir as atividades complementar 4 e fazer as atividades do Pet volume 2, na sexta dia 03/07 em nossa aula vocês irão postar no grupo.


06/7 a 10/07

Variações línguisticas

Orientações:

·         Copiar no caderno e responder a atividade complementar

·         Postar no grupo dia 10/07 ou 13/07

·         Fazer as atividades do Pet vol.II semana 2

Assistam a vídeo aula abaixo e faça um resumo do conteúdo variação linguística.(Para que vocês tenham o conteúdo no caderno)

Obs: A correção da 1º semana do PET vol II está no grupo watsap


Atividade complementar 5

Exercícios

A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos:


a – Antigamente

“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."
                                                       Carlos Drummond de Andrade


b - Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
                     Oswald de Andrade


c –“ Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”

d – E aí mano? Ta a fim de dá uns rolé hoje?
Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô velho?



Semana 3

13/07 a 17/07

 Conteúdo: Preconceito Linguístico

Orientação:

·         Postar os exercícios da atividade complementar 6 e do PET semana 3 no grupo wattsap no dia 17/07 ou 20/07

·         Copiar e responder a atividade complementar 6 no caderno.

Bons estudos!!!

Atividade Complementar 6

1)      (Fuvest)

“A correção da língua é um artificialismo, continuei episcopalmente. O natural é a incorreção. Note que a gramática só se atreve a meter o bico quando escrevemos. Quando falamos, afasta-se para longe, de orelhas murchas.”

LOBATO, Monteiro, Prefácios e entrevistas.

a)      Tendo em vista a opinião do autor do texto, pode-se concluir corretamente que a língua falada é desprovida de regras? Explique sucintamente.
b) Entre a palavra “episcopalmente” e as expressões “meter o bico” e “de orelhas murchas”, dá-se um contraste de variedades linguísticas. Substitua as expressões coloquiais, que aí aparecem, por outras equivalentes, que pertençam à variedade padrão

2)      (UEFS)

A língua sem erros

Nossa tradição escolar sempre desprezou a língua viva, falada no dia a dia, como se fosse toda errada, uma forma corrompida de falar “a língua de Camões”. Havia (e há) a crença forte de que é missão da escola “consertar” a língua dos alunos, principalmente dos que frequentam a escola pública. Com isso, abriu-se um abismo profundo entre a língua (e a cultura) própria dos alunos e a língua (e a cultura) própria da escola, uma instituição comprometida com os valores e as ideologias dominantes. Felizmente, nos últimos 20 e poucos anos, essa postura sofreu muitas críticas e cada vez mais se aceita que é preciso levar em conta o saber prévio dos estudantes, sua língua familiar e sua cultura característica, para, a partir daí, ampliar seu repertório linguístico e cultural.

BAGNO, Marcos. A língua sem erros. Disponível em: http://marcosbagno.files.wordpress.com. Acesso em: 5 nov. 2014.

De acordo com a leitura do texto, a língua ensinada na escola

a) ajuda a diminuir o abismo existente entre a cultura das classes consideradas hegemônicas e das populares.
b) deve ser banida do ensino contemporâneo, que procura basear-se na cultura e nas experiências de vida do aluno.
c) precisa enriquecer o repertório do aluno, valorizando o seu conhecimento prévio e respeitando a sua cultura de origem.
d) tem como principal finalidade cercear as variações linguísticas que comprometem o bom uso da língua portuguesa.
e) torna-se, na contemporaneidade, o grande referencial de aprendizagem do aluno, que deve valorizá-la em detrimento de sua variação linguística de origem.

Correção da atividade complementar 5 (Semana 2) 06/07 a 10/07

Resposta:

a)      Variação histórica

b)      Variação cultural

c)      Variação regional

d)      Variação social

Correção do Pet semana 2

Semana 4

20/07 a 24/07

Conteúdo: Ambiguidade

Orientação:

·         Corrigir as atividades anteriores ( Pet semana 3, atividade complementar 6).

·         Fazer as questões do Pet semana 4.

·         Copiar e fazer as questões da atividade 7 no caderno.

·         Resumir o vídeo sobre ambiguidade.(Si vocês não conseguirem ver o vídeo, pesquisar o que é ambiguidade e dê exemplos no caderno,

Obs: A correção do Pet semana 3 está no grupo wattsap.


Atividade complementar 7

Questão 1

(CEC - 2014)

A ambiguidade é um problema de construção na produção da mensagem. Ela se dá a partir de vários fatores.

Como você deve ter observado, o pronome “ela" pode ter vários referentes (pode ser “ambiguidade", “construção", “produção" ou “mensagem"), por isso, essa construção é considerada ambígua. Agora, analise as frases a seguir.

I. Atlético quebra invencibilidade do São Paulo em casa.

II. O deputado falou para os seus colegas que suas observações, quanto ao relatório apresentado, não deveriam ser revistas.

III. Policial atira em assaltante com arma de brinquedo em São Paulo.

Assinale a alternativa que contém um comentário INCORRETO sobre essas frases.

a) A frase I é ambígua e uma das possibilidades de reconstruí-la sem ambiguidade seria a seguinte: “Em casa, Atlético quebra invencibilidade do São Paulo".

b) A frase II é ambígua e uma das possibilidades de reconstruí-la sem ambiguidade seria a seguinte: “O deputado falou para os seus colegas que as observações dele, quanto ao relatório apresentado, não deveriam ser revistas".

c) A frase II é ambígua e uma das possibilidades de reconstruí-la sem ambiguidade seria a seguinte: “O deputado falou para os seus colegas que as observações deles, quanto ao relatório apresentado, não deveriam ser revistas.”

d) A frase III é ambígua e uma das possibilidades de reconstruí-la sem ambiguidade seria a seguinte: “Policial atira em assaltante que estava com arma de brinquedo”.

e) A frase III é ambígua e uma das possibilidades de reconstruí-la sem ambiguidade seria a seguinte: “Policial atira em assaltante portando uma arma de brinquedo”

Correção Semana 3

Atividade Complementar 6

Resposta

1)

a) A língua é regida por regras. O que acontece é que a linguagem escrita exige um texto adequado ao seu contexto e o mesmo acontece com a linguagem oral, muitas vezes mais informal.

Por isso, o fato de se adaptar aos seus contextos não deve ser visto como desprestígio. As variações linguísticas existem e enriquecem culturalmente uma língua, de modo que não podem ser consideradas uma forma errada de expressão.

A escrita de Monteiro Lobato, por exemplo, valoriza a oralidade, uma vez que ele aproxima a sua literatura do público infantil. Para ter o efeito que desejava, Lobato não deixou de escrever da forma como as pessoas se expressam oralmente, acreditando no enriquecimento cultural inerente às variações linguísticas.

a)      “A correção da língua é um artificialismo, continuei episcopalmente. O natural é a incorreção. Note que a gramática só se atreve a palpitar quando escrevemos. Quando falamos, afasta-se para longe, de forma oprimida.”

2) Alternativa correta: c) precisa enriquecer o repertório do aluno, valorizando o seu conhecimento prévio e respeitando a sua cultura de origem.

Para Bagno, as variações linguísticas merecem ser prestigiadas, tal como o excerto mostra: "(...) é preciso levar em conta o saber prévio dos estudantes, sua língua familiar e sua cultura característica, para, a partir daí, ampliar seu repertório linguístico e cultural.".

a) ERRADA. Ainda que a postura esteja mudando relativamente às variações linguísticas, ainda existe preconceito linguístico na escola no que respeita à linguagem das classes dominantes e a linguagem das classes populares.

b) ERRADA. A norma-padrão é uma competência muito importante para a comunicação. O fato de a escola ensinar dessa forma não pode limitar o entendimento de que a língua está em constante evolução e que as variações linguísticas são culturalmente enriquecedoras e, por isso, têm o seu prestígio.

d) ERRADA. A afirmação que consta nesta alternativa é contrária às afirmações de Bagno relativamente às variações linguísticas, que acredita na importância de abrir espaço para o repertório dos alunos e, a partir dele, torná-lo mais amplo.



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